Cooperação Técnica

O CEPEFER mantém uma Infraestrutura de P&D para a indústria ferroviária, através de Acordos de Cooperação Técnicos Científicos voltados para ampliação das condições necessárias ao desenvolvimento das atividades de P&D de Concessionárias, EPCISTAS ferroviários e Fabricantes de material rodante. Os acordos envolvem (i) instalações laboratoriais para ambientes de testes e simulações; (ii) programas internacionais de intercâmbio científico e educacional e (iii) missões internacionais de prospecção em C,T&I.

 


Cooperação Técnica - Bélgica

Acordo de Cooperação Técnico Científico CEPEFER (Brasil) e TRANSURB TECHNIRAIL (Bélgica)

O Acordo de Cooperação Técnica entre o CEPEFER e a Transurb Technirail está introduzindo no Brasil um novo conceito em formação e avaliação de condutores de locomotivas e trens de passageiros.

O uso de modelos reais, extraídos e gerados a partir da própria realidade da concessionária ou do fabricante de material rodante, permite a possibilidade de simulação de diversas condições operacionais ligadas a sinalização, tração, transbordo e regras de segurança.

O resultado concreto: uma redução dos custos operacionais envoltos em formação e avaliação, através do emprego de uma tecnologia de simulação altamente robusta e confiável.

Baixe a apresentação "Uso de Simuladores na Avaliação de Desempenho de Maquinistas e Mão de Obra de Via Permanente" (PDF - 487Kb).

Baixe a apresentação "Simulação de Manutenção de Material Rodante, CCO e Condução de Trens e Locomotivas" (1,00Mb).


Sobre a Transurb Technirail
Empresa belga orientada para serviços especializados de transporte ferroviário, tecnologias do trem de alta velocidade, gerenciamento de infra-estrutura, construção da via permanente e retrofit de material rodante. A empresa compartilha a infra-estrutura e o know-how dos seus acionistas, the Belgian Railways Group of Companies e the Brussels’ Mass Transport Company, contando com um corpo técnico de mais de 2.000 engenheiros e técnicos especializados em ferrovia.

 


Cooperação Técnica - Canadá

Acordo de Cooperação Técnico Científico CEPEFER (Brasil) e NRC-CSTT (Canadá)

O Acordo de Cooperação Técnica entre o CEPEFER e o NRC-CSTT visa assegurar transferência de tecnologia em questões ligadas aos conceitos de ‘contato roda-trilho’ e comportamento dinâmico dos vagões.

Por meio deste Acordo, o CEPEFER realiza ainda, tanto no Brasil como no Canadá, pesquisas de maior complexidade e diversos ensaios sobre:

Baixe a apresentação "Rail Opportunities in Brazil" (811Kb).


Sobre o NRC-CSTT
O NRC-CSTT é a divisão do National Research Council of Canada que atua na investigação, desenvolvimento tecnológico, engenharia e ensaios de veículos e sistemas metroferroviários. Atua também no desenvolvimento e testes em equipamentos para os departamentos de defesa das Forças Armadas bem como para uma vasta gama de veículos e fabricantes de equipamentos.

Clientes e apoiadores