Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária

Capa do album

"No dinâmico setor ferroviário, em que as novas tecnologias são rapidamente incorporadas aos produtos, exige-se do profissional constante aperfeiçoamento numa vasta gama de conhecimentos técnicos."

Informações

Introdução

Programa do curso

O Programa Educacional em Ferrovias permite que os  profissionais atuantes no setor (funcionários de empresas do setor ferroviário), funcionários das empresas, concessionárias ferroviárias ou profissionais que tenham interesse em atuar neste setor que queiram se especializar em sistemas ferroviários, com diversas formações bem como em diferentes especialidades da Engenharia, tenham a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos no que tange aos aspectos de concepção, projeto, execução, operação e gestão de equipamentos e sistemas ferroviários. Propiciar aos alunos uma visão sistêmica do setor de Engenharia Ferroviária abrangendo conceitos, ferramentas e metodologias de apoio a gestão, apresentar técnicas de Engenharia voltadas para o apoio à decisão, desenvolver nos participantes as habilidades necessárias para tomada de decisões rápidas e eficazes, estimular a troca de experiências entre os participantes, em uma atmosfera que conduza à ampliação de conhecimentos, estimular a reflexão, bem como a ação, no que diz respeito às rápidas mudanças e às oportunidades de desenvolvimento tecnológico que devem ser implantadas e vem sendo, no setor ferroviário.

Programa Pedagógico do curso de Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária - Veja o PPC

Público Alvo

Engenheiros que buscam alta qualificação para destacada atuação em atividades ferroviárias, nas concessionárias, nas industrias, nas empresas de projetos e consultoria e demais empresas e instituições  que atuam no sistema ferroviário.

Pré-requisitos: Graduação. Experiência Profissional. A seleção dos participantes será feita mediante análise curricular e, eventualmente, entrevista.

Diferencial

O curso possui um corpo docente que reúne alguns dos melhores profissionais da área com sólida formação acadêmica e destacada atuação em empresas-líderes do setor. O curso possibilita ao aluno desenvolver conhecimentos abrangentes e com a profundidade exigida num cenário ferroviário globalizado. Garante, ainda, capacitação ao profissional para atuar com competência nas áreas técnica e gerencial, com base numa visão do desenvolvimento dos sistemas ferroviários.

Ao concluir o programa, o profissional estará capacitado a:

  • atuar efetivamente no desenvolvimento de sistemas ferroviários;
  • dominar aspectos técnicos e gerenciais do produto e do processo produtivo;
  • liderar mudanças em produtos e em processos produtivos; antecipar e interpretar tendências tecnológicas e de mercado e gerenciar o relacionamento com clientes e fornecedores.

Monografia

Ao final do curso, o aluno deverá elaborar uma Monografia que será seu trabalho de conclusão de curso, conforme as novas exigências da legislação educacional, Resolução CNE/CES/MEC número 001 de 08 de junho de 2007. 

Formatação do programa

Carga horária de 364 horas

Clientes e apoiadores